domingo, 1 de março de 2015

The Walking Dead: O que é Alexandria?

No 11º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead vimos Aaron tentando ao máximo convencer Rick e o restante do grupo a irem para uma suposta comunidade de sobreviventes, fortificada e a prova de zumbis. Em determinado momento do episódio, Aaron revela o nome deste local: Alexandria.
Inevitavelmente eles comparam Alexandria com outros espaços que prometiam muito, e no final revelaram-se ser apenas problemas: Woodbury e Terminus.
Mas ao chegarem nos portões desta nova comunidade, Rick e Michonne escutam crianças brincando, o que provavelmente criou um pouco de esperança. Será que desta vez eles encontraram um lar? O que virá a seguir? O que exatamente é Alexandria?
Como a série de TV é uma adaptação dos quadrinhos, podemos prever, pelo menos em linhas gerais, o que esperar deste novo local, os problemas internos e os desafios futuros que os sobreviventes enfrentarão.
Atenção: Este artigo tratará de eventos dos quadrinhos. Não há garantias de quais desenvolvimentos serão abordados e quais adaptações serão feitas para a série de TV. Caso queira ler os quadrinhos a partir deste ponto, comece na edição 69 ou volume 12.

Alexandria Safe-Zone

the-walking-dead-5-temporada-gravacoes-alexandria-04
A primeira aparição de Alexandria, nos quadrinhos. The Walking Dead Edição 69.
A desconfiança de Rick é justificável. Afinal, eles passaram por situações críticas com outros grupos de sobreviventes. Mas ao contrário de Woodbury e Terminus, Alexandria realmente tem a proposta de oferecer um ambiente melhor para todos. Não há pegadinhas desta vez, Aaron falava a verdade e o que eles oferecem é impressionante.
Como o nome já diz, Alexandria é uma “Zona de Segurança”, ou seja, uma comunidade fortificada, que fornece conforto para seus habitantes. Consiste em um agrupamento de quarteirões, contornado por muros de proteção.
Alexandria está localizada em Virgínia, a cerca de 10 quilômetros de Washington , D.C., capital dos Estados Unidos. Segundo Olivia, uma das habitantes, é um local desenvolvido pelo governo antes do apocalipse, exatamente para situações de grandes desastres. Desta forma, a comunidade é autossuficiente, contando com mecanismos de geração de energia solar, tornando-a bastante sustentável. Há energia elétrica (apesar de insuficiente para a demanda) e água encanada.
A comunidade conta com duas ruas residenciais, um centro de convenções, um depósito de armas e mantimentos, uma enfermaria e está em expansão, para acomodar mais casas e uma igreja.

A liderança

douglas-monroe
A primeira aparição de Douglas Monroe. The Walking Dead Edição 70.
Imediatamente após atravessarem os portões, Rick e os outros passaram por uma entrevista com o líder de Alexandria: Douglas Monroe. Político, Douglas era um congressista antes do apocalipse e explica as regras do local.
Pouco tempo depois é revelado que a comunidade havia sido fundada há menos de um ano por outra pessoa: um homem chamado Alexander Davidson, amigo de Douglas, que o convidou para co-liderar o espaço. Com o passar do tempo, o poder subiu à cabeça de Davidson, que começou a abusar de mulheres e colocar outras pessoas em situações de risco. Douglas se viu forçado a intervir, banindo o amigo da comunidade. Não houve mais informações sobre o ex-líder até então.

O preço da segurança

the-walking-dead-hq-70
Rick Grimes, policial de Alexandria. The Walking Dead Edição 70.
Como Aaron explicou, Alexandria precisa tanto de Rick e os outros quanto eles precisam de Alexandria. Uma comunidade deste porte não fica de pé sem pessoas habilidosas. Todos devem ter um trabalho e Douglas imediatamente providenciou as devidas alocações. De acordo com os sobreviventes dos quadrinhos, eis a lista de funções iniciais para cada um:
Rick Grimes – Policial.
Michonne – Policial auxiliar.
Andrea – Vigilância e atiradora.
Abraham – Segurança e construção.
Rosita – Enfermeira em treinamento.
Eugene – Planejamento de comunidade.
Glenn – Batedor, em busca de mantimentos.
Maggie – Professora.
Morgan – Chef de cozinha.
Gabriel – Padre da futura igreja.

As crianças, Carl e Sophia, não recebem atribuições. Na série de TV Andrea já está morta e Morgan ainda não apareceu. Nos quadrinhos Carol e Judith já estão mortas e Daryl Dixon e Sasha não existem. Tara é exclusiva dos livros.

Alexandria é o lar definitivo

A entrada para Alexandria é uma das maiores mudanças nos quadrinhos. Ela representa o fim da luta pela sobrevivência diária em acampamentos, estradas e prisões frias e muda o foco da trama para a reconstrução da civilização. Rick percebe o potencial do que existe ali e se mostra disposto a fazer de tudo para mantê-lo. Mesmo que isso signifique ser um novo Governador.
the-walking-dead-71-pagina-24

Os próximos desafios

O fim da vida como nômades não significa o fim dos problemas. Os maiores desafios de Rick se passam em Alexandria e ainda haverá mortes. Confira uma breve introdução dos próximos grandes eventos:
Rick passa dos limites
the-walking-dead-hq-75
Rick passa dos limites. The Walking Dead Edição 75.
O maior desafio inicial dos sobreviventes serão eles mesmos. Após anos vivendo como selvagens, o choque de serem reinseridos em um ambiente civilizado causará diversos problemas. Todos devem estar desarmados em Alexandria, mas Rick não aceita esta regra…
Sem Saída
the-walking-dead-hq-81
Situações desesperadas exigem medidas desesperadas. The Walking Dead Edição 81.
Alexandria é realmente a prova de tudo? O que acontece quando uma horda imensa de mortos-vivos cerca a comunidade, impedindo qualquer um de sair ou entrar? Nos quadrinhos o arco durou entre as edições 79 a 84 (volume 14) e foi lançada exatamente durante a estreia da 1ª temporada da série de TV.
Um Mundo Maior
the-walking-dead-hq-93
Novos grupos, novas possibilidades. The Walking Dead Edição 93.
Quem disse que Alexandria é a única comunidade sustentável? Há várias outras que Rick descobrirá em breve. Novas comunidades significam novas possibilidades, mais desenvolvimento e reconstrução. Mas também significam novos conflitos. E novas mortes.
Guerra Total
the-walking-dead-hq-volume-19
The Walking Dead Volume 19: Os preparativos para a guerra.
Negan e Lucille estão chegando! Quando uma das novas comunidades tenta se impor sobre as outras, uma guerra é declarada, em um dos principais eventos de toda a série. São quatro comunidades na disputa, com todos os lados sofrendo baixas.
Outros desafios
Este é apenas um resumo superficial dos principais desafios que existirão em Alexandria. Há diversas tramas menores, conspirações, disputas por liderança, mortes e mutilações, além da incessante busca por esperança. E, claro, estamos considerando apenas os quadrinhos. A série de TV provavelmente mostrará novos rumos. A série de TV de The Walking Dead está prestes a entrar em uma de suas principais reviravoltas, mas ainda há material para várias temporadas.
Quais as suas expectativas de Alexandria na série de TV?
Fonte: The Walking Dead Brasil
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...