sexta-feira, 30 de maio de 2014

“Gangnam Style”, do cantor coreano Psy, chega a 2 bilhões de visualizações


E Psy entra mais uma vez para o livro dos recordes com o clipe da música Gangnam Style que superou a marca de 2 bilhões de visualizações no Youtube.

De forma meteórica, o cantor coreano Psy tomou a mídia em 2012, quando o clipe de sua música Gangnam Style dominou o Youtube e em menos de seis meses atingiu um bilhão de visualizações. O vídeo quebrou todos os recordes da plataforma de vídeos do Google. Um ano e meio depois, a o clipe foi o primeiro a atingir 2 bilhões de visualizações. O segundo vídeo mais visto é do polêmico cantor teen Justin Bieber. O clipe da música Baby tem 1 bilhão de visualizações.

O estilo K-Pop, consagrado por Psy e que é chamado de pop coreano, é o recordista de visualizações no YouTube. No ano passado, foram 5,3 bilhões de cliques em clipes de música do estilo. E eles vêm de todos os lugares, não só da Ásia. Nenhum deles, contudo, têm o sucesso de Psy. Além de Gangnam Style, o clipe Gentleman está com quase 700 milhões de visualizações, um robusto número para o YouTube.


A lista de vídeos mais vistos do YouTube mostra o poder da ferramenta como uma plataforma de streaming de músicas. Dos vídeos 30 mais vistos, 29 são clipes musicais. O único intruso é o vídeo "Charlie Bit My Finger", no qual uma criança e um bebê encantam com a graça e inocência característica de quem ainda não cresceu. A tendência se repete nos 100 mais vistos, 97% deles são músicas.

As empresas e os cantores perceberam o poder do YouTube. Nas músicas mais vistas, todas estão em canais oficiais das gravadoras ou cantores. Apesar de haver as opções que foram disponibilizadas por fãs, quando a busca é feita, a preferência é para o canal oficial.


No YouTube, os cantores e gravadoras faturam de forma diferente do que nos sites de streaming normal. Eles ganham com visualizações e propagandas. Na lista de mais vistos, existe um brasileiro - e bem posicionado. Michel Teló, com o hit que tomou o mundo em 2012 "Ai Se Eu Te Pego", aparece na décima primeira posição.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...