sexta-feira, 2 de maio de 2014

Conheça a Cortana, assistente virtual do Windows Phone 8.1

Cortana
"Olá. Eu sou Cortana."
Hoje o dia está sendo cheio de estreias por parte da Microsoft. Hoje a empresa apresentou durante a Build, sua conferência anual, a mais nova versão do seu sistema operacional móvel: o Windows Phone 8.1. Junto com o WP 8.1, também foi apresentada ao público a sua assistente vocal, que ganhou o nome de Cortana, em "homenagem" a uma personagem do jogo Halo.
A Cortana fez uma apresentação impecável, sem falhas. Quem ficou encarregado de mostrar ao público a maioria das funções dela foi Joe Belfiore​, vice-presidente e gerente corporativo do Windows Phone. Durante o evento ele mostrou ao público do que a Cortana é capaz de fazer. Ele pôde mostrar que a interatividade da assistente vai além do que o público imaginava, e pode realizar funções como fazer alterações no próprio smartphone e até nos aplicativos, pois ela terá acesso à todos eles.
Cortana, além de muito inteligente, tem todo o poder do Bing dentro de si
Cortana
Cortana funcionando em dispositivos com tamanhos diferentes
Com certeza aparecerão comparativos entre os assistentes virtuais dos sistemas que nós já conhecemos. Siri vs Google Now vs Cortana. Todos eles tem suas respectivas vantagens em relação aos outros, e a grande vantagem da Cortana em relação aos outros é exatamente o Bing.
O Bing está dentro da Cortana como sendo um dos fatores principais que fazem a assistente funcionar e é algo muito parecido com o Google Search, porém, desenvolvido pela própria Microsoft. Com isso, ela poderá fazer pesquisas mais precisas para os seus usuários, mas esta ainda não é a melhor parte. Ela foi programada para coletar aspesquisasdados e informações dos usuários/dispositivos, paramontar assim a personalidade e gostos de cada um deles - informações como e-mails que recebemos, contatosSMSaplicativos mais utilizadoslocais onde vamos, etc.
Quando você receber um e-mail confirmando um voo, por exemplo, Cortana irá detectar e adicionar essa informação automaticamente noscalendários e irá te lembrar de que você não poderá se atrasar para esse compromisso. Ou então quando você pedir para que ela te lembre de que quando chegar em casa você precisa fazer o jantar para sua esposa. Ótimo, ela irá utilizar sua localização e o lembrará quando estiver próximo ou quando chegar ao local. É incrível!
As informações coletadas por Cortana ficam salvas no seu "notebook", que é como se chama o banco de dados da assistente. Esse banco de dados pode ser acessado pelo usuário livremente, e quando ela estiver dando informações imprecisas ou que não sejam relevantes, você pode ir até esse banco de dados e editar as informações salvas. Além disso, se ela não conseguir fornecer alguma informação ou busca mais precisa, você também pode adicionar no banco de dados algumas dessas informações, para que sejam fornecidas com mais precisão e competência nas próximas buscas.
A Microsoft alcançou o equilíbrio perfeito entre liberdade e funcionalidade
Cortana
Foto via ARS Technica
Dar "total" acesso do sistema a um assistente virtual é uma ação muito arriscada, visto que alguns usuários podem acabar causando problemas para si mesmos. Entretanto, a aposta da Microsfoft em fazer com que Cortana fosse integrada não apenas ao sistema, mas também à todos os seus aplicativos instalados, foi muito aplaudida e ovacionada pelo público presente no evento.
Ela poderá abrir aplicativos de terceiros e realizar funções existentes neles, o que torna suas possibilidades quase infinitas. A Cortana está à frente dos seus rivais por isso, pois ela também coleta alguns dados de outros aplicativos e pode exibir informações dos mesmos. Por exemplo, se você, após instalar algum aplicativo de nutrição, perguntar à ela "Quantas calorias tem em uma banana?", ela responderá com base no aplicativo e/ou nas pesquisas no Bing. E não pense que ela só realiza funções mais complicadas, ela também faz o simples e com muita eficiência, como criar notas e lembretesadicionar eventos no calendáriofazer ligações.
A propósito, Cortana possui uma personalidade muito forte e bem humorada, então, se você fizer perguntas "absurdas", ela responderá da maneira mais divertida possível. Além disso, a voz dela está bem real e é incrivelmente linda, muito diferente da primeira versão que vimos da Siri, em 2011.
Ela é incrível, mas ainda é "beta"
Cortana
Foto via ARS Technica
Sim! A Microsoft decidiu lançar Cortana como uma versão beta, pois acredita que a mesma deverá receber muitas melhorias no futuro com base nas experiências dos usuários. Como dito no começo deste artigo, a apresentação da assistente foi impecável, porém, Belfiore teve algumas implicações simples durante a palestra, mas nada que a interrompesse.
A princípio, Cortana só terá como idioma nativo o Inglês (americano), devido exatamente à esta fase beta. Mas Belfiore já afirmou que em alguns meses novos idiomas e países serão adicionados para a assistente e, se formos otimistas, quem sabe o português brasileirotambém não seja incluso?
Cortana estará disponível na estréia do Windows Phone 8.1 para o público, que acontecerá entre o final de abril e o início de maio
Fonte: Tudo Celular
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...