terça-feira, 18 de março de 2014

Super Sentai - Especial todas as temporadas

Himitsu Sentai Goranger (秘密戦隊ゴレンジャー Himitsu Sentai Gorenjā): traduzida como Esquadrão Secreto Goranger, foi produzida em 1975 e criada por Shotaro Ishinomori, o criador do Kamen Rider e de outras séries famosas. Contava a história de cinco heróis sobreviventes de ataques á bases militares. Eram equipados com a super tecnologia espiã para derrotar o pior vilão da terra. Cada herói possuía várias armas, por isso também pode ter sido baseada na "tecnologia variada" da época. Foi um sucesso imediato, rendendo 86 episódios entre 1975 e 1977.

J.A.K.Q. Dengeki Tai (ジャッカー電撃隊 Jakkā Dengekitai): traduzida como J.A.K.Q. Equipe Relâmpago, foi também criada por Ishinomori e produzida em 1977. No entanto, não obteve o sucesso esperado, alcançando a curta marca de 35 episódios. Os quatro personagens principais sofrem acidentes e viram ciborgues, ganhando os poderes que se baseiam em cartas e baralhos Espada (Às), Valete, Rainha e Rei. Foi a primeira série que o integrante de cor vermelha não é o líder e a primeira série a ter confrontos com séries anteriores, o que a partir de Ohranger se manteria como uma tradição anual em longa-metragens.

Battle Fever J (バトルフィーバーJ Batoru Fībā Jei): traduzida como Febre de Batalha J, foi produzida em 1979. A história começa com quatro heróis treinados em diferentes partes do mundo, como Japão, França, Quénia, União Soviética e E.U.A. Em face do sucesso do filme Os Embalos de Sábado à Noite, a série tinha influência da dança, muito utilizada pelos heróis em batalha. Foi a primeira série em que a cor preta foi usada para um herói, já que tal cor simboliza "morte" ou "mau agouro" no Japão. Foi a primeira série a ter um robô gigante denominado de "mecha". A partir de então, o gênero, que até então denominava-se Sentai, passou a se chamar Super Sentai.

Denshi Sentai Denjiman (電子戦隊デンジマン Denshi Sentai Denjiman): traduzida como Esquadrão Eletrônico Denziman, produzida em 1980. A história gira em torno de uma ilha chamada Denji, que escolhe cinco jovens descendentes de seu povo e predestinados a lutar contra os vilões que ameaçam a Terra. A partir de Denjiman, as séries passaram a possuir robôs gigantes montáveis e os uniformes dos heróis ganhavam um padrão (diferentemente das séries anteriores, em que os uniformes possuíam características próprias e muitas vezes desformes).

Taiyou Sentai Sun Vulcan (太陽戦隊サンバルカン Taiyō Sentai San Barukan): traduzida como Esquadrão Solar Sun Vulcan, foi produzida em 1981. Os heróis faziam parte de uma organização que lutava contra o império Black Magma. Cada um representava certos elementos do Planeta Terra e um animal - Ar (Águia), Mar (Tubarão) e Terra (Pantera). Foi a primeira série a ter somente três integrantes e a única cujos integrantes são todos homens. É considerada uma sequência indireta da série antecessora, Denjiman.

Dai Sentai Goggle Five (大戦隊ゴーグルファイブ Dai Sentai Gōguru Faibu): traduzida como Grande Esquadrão Goggle V, foi produzida em 1982. Os heróis escolhidos se baseavam nas antigas civilizações (Atlântida, Asiática, Egípcia, Lemuriana e Inca), simbolizadas por pedras preciosas (Rubi, Esmeralda, Safira, Opala e Diamante) e tinha influências da ginástica rítmica. Ainda que tenha sido um grande sucesso em seu país de origem, não obteve o mesmo êxito no Brasil, onde foi exibida em 1990 na TV Bandeirantes e em 1995 na TV Record.


Kagaku Sentai Dynaman (科学戦隊ダイナマン Kagaku Sentai Dainaman?): traduzido como Esquadrão Científico Dynaman, foi produzida em 1983. Os heróis escolhidos se baseavam na ciências tecnológica, química e ambiental, com objetivo de derrotar os anfíbios do mal. Foi a primeira série a utilizar um material chamado Spandex na confecção do uniforme dos heróis (anteriormente os uniformes eram feitos de pano), o que se tornou padrão até hoje.

Choudenshi Bioman (超電子バイオマン Chōdenshi Baioman): traduzida como Super Elétron Bioman, foi produzida em 1984. Conta a história de cinco heróis cujos corpos são afetados com biopartículas liberadas por um robô congelado até o dia que vilões ameaçacem a terra. Foi a primeira série a apresentar dois membros do sexo feminino (Yellow e Pink). Obteve enorme sucesso na França.



Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン Dengeki Sentai Chenjiman): traduzido e lançado no Brasil como "Esquadrão Relâmpago Changeman", foi produzida em 1985. Seu tema era heróis militares com poderes de animais mitológicos europeus - Dragão, Grifo, Pegasus, Sereia e Fênix. Os nomes e sobrenomes dos heróis tinham um significado (Ex: "Tsurugi" significa espada, "Hi" significa voo e "Ryuu" significa "dragão"). Foi o primeiro Sentai a usar uma arma de fogo para derrotar os inimigos, o que se tornou recorrente até hoje no gênero. Foi a primeira série do gênero a ser exibida no Brasil, obteve enorme sucesso, desencadeando uma febre nacional pelo gênero tokusatsu como um todo no país.

Choushinsei Flashman (超新星フラッシュマン Chōshinsei Furasshuman): traduzido como "Esquadrão Supernova Flashman" e renomeado no Brasil como "Comando Estelar Flashman", foi produzida em 1986. Contava a história de cinco guerreiros raptados do planeta Terra e levados para diferentes planetas do Sistema Flash: Jin (Red Star), Dan (Green Star), Gô (Blue Star), Sara (Yellow Star) e Lu (Pink Star), e depois de vinte anos retornam a Terra para combater o mal e encontrar seus pais. Foi a primeira série a ter um segundo robô, o Titan Júnior, e este ainda podia se transformar em Grand Titan. Exibida no Brasil no final dos anos 1980, também obteve grande sucesso no país.

Hikari Sentai Maskman (光戦隊マスクマン Hikari Sentai Masukuman): traduzido como "Esquadrão da Luz Maskman" e lançado no Brasil com o título "Defensores da Luz Maskman", foi produzida em 1987. Os heróis possuíam poderes baseados em diferentes artes marciais - Karate, Kempo, Kung-fu, Ninjutsu e Tai Chi Chuan - e os poderes do Ki e da Aura humana. Foi a primeira série em que um sexto membro (Mask X-1) aparece e a primeira em que um robô gigante é formado por cinco mechas (um de cada integrante). Exibida no Brasil em 1991, não fez grande sucesso como as demais séries. Na França foi exibido com o nome de Bioman II, em uma jogada de marketing devido ao sucesso de Bioman no país.

Choujuu Sentai Liveman (超獣戦隊ライブマン Chōjū Sentai Raibuman): traduzido como Esquadrão Super Feras Liveman, foi produzida em 1988. Numa distante acadêmia, três estudantes malignos matam a maioria dos estudantes. Mas outros do bem usam os poderes dos animais (Falcão, Leão, Golfinho, Bisão e Rinoceronte) para combatê-los. Primeira série em que um membro feminino não trajava amarelo ou rosa (Blue Dolphin), a iniciar com três membros e terminar como um quinteto (com a entrada de Black Bison e Green Sai) a primeira a ter veículos em forma de animais para compor os mechas, a primeira a ter um robô mais poderoso formado pela união de dois mechas e a última em que os mechas são transportados por uma fortaleza voadora. Fez enorme sucesso no Peru. Na França foi exibido com o nome de Bioman III, em uma jogada de marketing devido ao sucesso de Bioman no país.

Kousoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー Kōsoku Sentai Tāborenjā): traduzido como Esquadrão Alta Velocidade Turboranger, foi produzida em 1989. O mundo é ameaçado pelo mal, e só cinco guerreiros podem detê-los. Seus poderes se baseavam em automóveis (em alta no Japão na época). Marcou o aniversário de 10 anos dos Sentais e contou com um reencontro das séries anteriores. Primeira série a ter uma base que se transforma no robô da equipe.


Chikyuu Sentai Fiveman (地球戦隊ファイブマン Chikyū Sentai Faibuman): traduzido como Esquadrão Terrestre Fiveman, foi produzida em 1990. Conta a história de cinco irmãos (técnica repetida novamente 9 anos depois em Go Go V) com os pais mortos num distante planeta. Ao escaparem, são criados na terra em torno de de disciplinas académicas: Ciências, Atletismo,Línguas Estrangeiras, Música e Matemática, além de artes marciais. A série foi marcada por grande polêmica pelo baixíssimo sucesso no Japão, o que gerou uma grave crise financeira na Toei Company, que esteve à beira da falência na época. A situação somente se estabilizaria com o sucesso da série seguinte, Jetman.



Choujin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン Chōjin Sentai Jettoman): traduzido como Esquadrão Homens-Pássaro Jetman, foi produzida em 1991 e uma homenagem ao anime de grande sucesso nos anos 1970, Gatchaman (G-Force ou Batalha dos Planetas, no Brasil). Os animais novamente concediam o poder aos guerreiros - Gavião, Coruja, Condor, Cisne e Andorinha. A série é marcada por uma enorme e intensa carga dramática de cinco heróis contratados para acabar com os vilões. Foi considerada uma das melhores séries do gênero. Foi também a primeira a ter um terceiro robô gigante, uma mentora e a primeira série em que um membro morre após a batalha final. A série foi criada após uma crise na Toei Company, que na época passava por sérios problemas financeiros (gerados, em parte, pelo prejuízo do Sentai anterior, Fiveman, que não alcançou o sucesso esperado). Jetman obteve enorme sucesso, restabelecendo a empresa e salvando-a da falência. Foi cotada para ser a primeira temporada de Power Rangers.

Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー Kyōryū Sentai Jūrenjā): traduzido como Esquadrão Dinossauro Zyuranger, foi produzida em 1992. Contava a história de cinco descendentes da era jurássica, por isso com o tema de animais pré-históricos - Tiranossauro, Mamute, Triceratops, Tigre Dentes-de-Sabre, Pterodáctilo e Dragão. Foi o primeiro Super Sentai a introduzir mecanismos sencientes. Foi também a primeira série a ter um sexto membro definitivo na equipe, de cor verde. Foi a primeira série a ser adaptada para o público americano, na forma da franquia dosPower Rangers, chamada de Mighty Morphin Power Rangers.

Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー Gosei Sentai Dairenjā): traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger, foi produzida em 1993. Os heróis tinha como tema o budismo e seus princípios, bem como os animais mitológicos chineses (Dragão Chinês, Leão Chinês, Pégaso Chinês, Qilin Chinês, Fênix Chinesa e Tigre Chinês). Foi a primeira série a ter uma criança como membro da equipe. Foi adaptada para o público americano, como a segunda temporada de Mighty Morphin' Power Rangers.

Ninja Sentai Kakuranger (忍者戦隊カクレンジャー Ninja Sentai Kakurenjā): traduzido como Esquadrão Ninja Kakuranger, foi produzida em 1994. Seu tema era arte ninja de cinco guerreiros descendentes de antigos guerreiros ninja. Foi adaptada para o público americano, como a terceira temporada de Mighty Morphin' Power Rangers, denominada Mighty Morphin' Alien Rangers.



Chouriki Sentai Ohranger (超力戦隊オーレンジャー Chōriki Sentai Ōrenjā): traduzido como Esquadrão Super-Poderoso Ohranger, foi produzida em 1995. Contava a história de cinco militares que defendem a terra do império das máquinas, usando formas geométricas e a cultura do antigo Egito. Ohranger foi a primeira série a ter um longa-metragem no qual a equipe atual se reúne com a equipe anterior para lutarem contra os inimigos, tradição que se mantem até hoje. Foi adaptada para o público americano, como parte da franquia dos Power Rangers, com o nome Power Rangers: Zeo.

Gekisou Sentai Carranger (激走戦隊カーレンジャー Gekisō Sentai Kārenjā): traduzido como Esquadrão de Corrida Carranger, foi produzida em 1996. Contava a história de cinco mecânicos (dái baseava-se em veículos automobilísticos). Marcou o 20º aniversário da franquia. A série possui um elevado teor cômico e humorístico, sendo considerada pela própria Toei como uma paródia do próprio gênero Sentai. Foi a primeira série a ter sete membros (Carrangers, Signalman e VRV Master). Adaptada para o público americano como Power Rangers: Turbo.

Denji Sentai Megaranger (電磁戦隊メガレンジャー Denji Sentai Megarenjā): traduzido como Esquadrão Elétromagnético Megaranger, foi produzida em 1997. Contava a história de cinco estudantes com poderes de diversos equipamentos eletrônicos (pois a Toei objetivava capitalizar a popularidade crescente da tecnologia moderna, como telefones celular e computadores, bem como a exploração espacial). Primeira série a ter um membro de cor prateada. Adaptada para o público americano como Power Rangers no Espaço.

Seijuu Sentai Gingaman (星獣戦隊ギンガマン Seijū Sentai Gingaman): traduzido como Esquadrão Fera Estelar Gingaman, foi produzida em 1998. Tinha como heróis alienígenas de um planeta com animais galácticos (Leão, Gorila, Dragão, Lobo, Gato Selvagem e Touro) assim como elementos galácticos (Fogo, Água, Vento, Eletricidade, Flores e Universo. Adaptada para o público americano como Power Rangers na Galáxia Perdida.


Kyukyu Sentai Go Go V (救急戦隊ゴーゴーファイブ Kyūkyū Sentai GōGō Faibu): traduzido como Esquadrão Resgate GoGoV, foi produzida em 1999. Tinha como tema diversos serviços de salvamento e pronto-socorro (bombeiros, pilotos, químicos, policiais e paramédicos. Primeira série desde Jetman em que somente cinco integrantes compõem a equipe, sem a aparição de qualquer outro membro. Adaptada para o público americano como Power Rangers ao Resgate.

Mirai Sentai Timeranger (未来戦隊タイムレンジャー Mirai Sentai Taimurenjā): traduzido como Esquadrão do Futuro Timeranger, foi produzida em 2000. Tinha como tema o futuro, bem como viajantes do tempo. Por ser a primeira série do novo milênio, foi projetado para ser o melhor dos Sentais. Foi o primeiro a ter o sexto membro da equipe trajando a mesma cor do líder da equipe (vermelho). Adaptada para o público americano como Power Rangers Força do Tempo.

Hyakujuu Sentai Gaoranger (百獣戦隊ガオレンジャー Hyakujū Sentai Gaorenjā): traduzido como Esquadrão Cem Feras Gaoranger, foi produzida em 2001. Tinha como tema animais selvagens. Como o nome sugere, existem ao todo 100 mechas na série, ainda que apenas 22 sejam devidamente exibidos. Marca o 25º aniversário do gênero, comemorado com o longa-metragem Hyakujuu Sentai Gaoranger VS Super Sentai, em que integrantes de Sentais anteriores - Big One (JAKQ), Red Falcon (Liveman), Mega Pink (Megaranger), GingaBlue (Gingaman) e GoGo Yellow (GoGoV) - aparecem para auxiliar os Gaorangers. Adaptada para o público americano comoPower Rangers Força Animal.

Ninpuu Sentai Hurricanger (忍風戦隊ハリケンジャー Ninpū Sentai Harikenjā): traduzido como Esquadrão Ninja do Vento Hurricanger, foi produzida em 2002. Tinha como tema as artes ninjas do vento e do trovão, bem como a força dos animais (falcão, golfinho, leão, besouro kabuto e besouro kuwagata/kuwaga). Adaptada para o público americano como Power Rangers Tempestade Ninja.

Bakuryuu Sentai Abaranger (爆竜戦隊アバレンジャー Bakuryū Sentai Abarenjā): traduzido como Esquadrão dos Dinossauros Explosivos Abaranger ou Esquadrão Explossauro Abaranger, foi produzida em 2003. Tem como tema os dinossauros. Primeira série a iniciar com somente quatro membros, bem como a primeira a ter um Ranger maligno que não é contraparte de nenhum outro (AbareKiller). Adaptada para o público americano como Power Rangers Dino Trovão.

Tokusou Sentai Dekaranger (特捜戦隊デカレンジャー Tokusō Sentai Dekarenjā): traduzido como Esquadrão de Investigação Dekaranger, foi produzida em 2004. Tem como tema policiais intergalacticos na Terra cuja missão é prender extraterrestres criminosos que entram ilegalmente na Terra para cometer crimes. É a primeira série onde o mentor dos heróis também se transforma em um integrante da equipe (DekaMaster) e a equipe mais numerosa até hoje com 10 membros ao todo: 5 Dekarangers, DekaMaster, DekaBreak, DekaSwan (episódios 36 e 50), DekaBright (episódio 40) e DekaGold (filme). Primeira série em que há número igual de homens e mulheres na equipe (5 homens e 5 mulheres). Adaptada para o público americano como Power Rangers Super Patrulha Delta.

Mahou Sentai Magiranger (魔法戦隊マジレンジャー Mahou Sentai Majirenjā): traduzido como Esquadrão Mágico Magiranger, foi produzida em 2005. Tem como tema a magia elementar e poderes místicos, numa tentativa da Toei de emular a popularidade de Harry Potter e Senhor dos Anéis. Foi a primeira série em que um casal atua como membros da equipe (MagiMother e Wolzard Fire). Adaptada para o público americano como Power Rangers Força Mística.


Gougou Sentai Boukenger (轟轟戦隊ボウケンジャー Gōgō Sentai Bōkenjā): traduzido como Esquadrão Vibrante Boukenger, foi produzida em 2006. Seu tema era a vida dos caçadores e aventureiros em busca de tesouros. Marca o 30º aniversário dos Super Sentai. No final de cada episódio, a partir do quarto, as séries anteriores tiveram uma curta aparição a fim de relembrar os esquadrões anteriores em comemoração ao aniversário. Foi a primeira série Super Sentai a ser filmada e transmitida em Widescreen HDTV. Adaptada para o público americano com o Power Rangers Operação Ultraveloz.

Juuken Sentai Gekiranger (獣拳戦隊ゲキレンジャー Jūken Sentai Gekirenjā): traduzido como Esquadrão Punho de Fera Gekiranger foi produzida em 2007. Tem como tema as artes marciais e os animais como Tigre, Chita e Jaguar, dos quais derivam os estilos de luta exibidos na série (uma forma original de kung fu conhecida como Juuken). Adaptada para o público americano como Power Rangers Fúria da Selva.

Engine Sentai Go-Onger (炎神戦隊ゴーオンジャー Enjin Sentai Gōonjā): traduzido como Esquadrão Motorizado Go-Onger, foi produzido em 2008. Tem como tema carros e animais (Falcão, Leão, Urso, Tubarão, Lobo, Galinha e Tigre). Foi a primeira série onde um dos membros extras é uma mulher (Go-on Silver). Adaptada para o público americano como Power Rangers RPM.


Samurai Sentai Shinkenger (侍戦隊シンケンジャー Samurai Sentai Shinkenjā): traduzido como Esquadrão Samurai Shinkenger. Tem como tema a arte samurai e a cultura japonesa em geral. Foi a primeira série a apresentar uma Ranger vermelha do sexo feminino (a verdadeira Shinken Red, que aparece nos últimos episódios). Seria a primeira série que não estaria programada para ter uma versão americana desde que as adaptações começaram em 1993; no entanto, depois da reaquisição da marca Power Rangers por seu criador, Haim Saban, será adaptada em 2011 para o público americano como Power Rangers Samurai.

Tensou Sentai Goseiger (天装戦隊ゴセイジャー Tensō Sentai Goseijā?): traduzido como Esquadrão Veste Celestial Goseiger. É a 34ª série Super Sentai que esteve no de fevereiro de 2010 até fevereiro de 2011, com a entrada de Kaizoku Sentai Gokaiger. Foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Kamen Rider W (Double) e Kamen Rider OOO.Utilizava como tema principal cards. A série será adaptada para o público americano, como a décima nona temporada de Power Rangers Ultra Mega Force, mas série ocidental é adiada.

Kaizoku Sentai Gokaiger (海賊戦隊ゴーカイジャー Kaizoku Sentai Gokaijā): traduzido como Esquadrão Pirata Gokaiger. É a 35ª série Super Sentai, comemorando os 35 anos da franquia. Estreou no dia 13 de fevereiro de 2011 (domingo), na TV Asahi. Os 6 Gokaigers se transformam em Sentais anteriores. Em alguns episódios há aparições de Sentais anteriores, que ajudam de alguma maneira o time principal. A série será adaptada para o público americano, como a vigésima temporada de Mighty Morphin Rangers Piratas.

Tokumei Sentai Go-Busters (特命戦隊ゴーバスターズ Tokumei Sentai Gōbasutāzu): traduzido como Esquadrão de Missões Especiais Go-Busters) é a 36ª série da franquia Super Sentai e está em exibição desde 26 de fevereiro de 2012. Ela está sendo exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Kamen Rider Fourze.

Hikounin Sentai Akibaranger (非 公認 戦隊 アキバ レンジャー Hikōnin Sentai Akibarenjā): traduzido como Sentai Não-Oficial Akibaranger. É uma série que satiriza o gênero Super Sentai, paródia voltada para o público mais velho, que retrata a vida de três 'Otakus' que se recebem a missão de proteger Akihabara das forças do mal. Não faz parte da linha oficial em Toei Company 's Super Sentaifranquia, com a série atual sendo Tokumei Sentai Go-Busters , mas uma paródia voltado para adultos que eram fãs da franquia.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...