segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Curiosidades da Internet: O Sucesso do Facebook


Motivos para o sucesso do Facebook
Que o Facebook está na moda e o Orkut não, todo mundo vê. É possível que o Orkut não vá morrer, como muitos videntes anunciam, porém é fato que a rede social de Mark Zuckerberg inovou e agregou conceitos até então desconhecidos.

O objetivo deste post é listar os principais pontos que tornam o Facebook único e inovador. Confira:


Um dos conceitos mais interessantes é o de integração
O Facebook pretende integrar tudo que estiver ao seu alcance: chat, e-mail, rede social, sites e até mesmo estar presente nos principais portais de cada país. Como é o caso do Uol no Brasil. Eu, pelo menos, já ouvi diversas vezes a frase: “Poxa, ia ser tão legar se o Gmail tivesse um botão de Curtir..”

Engajamento
Segundo Leandro Kenski, CEO da Media Factory: “A elevação da presença digital nas organizações é um dos principais desafios para que elas realizem campanhas integradas de redes sociais com foco no aumento de visibilidade e branding online. E esta nova plataforma pode criar um canal de comunicação direto com o cliente, otimizando o relacionamento e aumentando o engajamento com a marca.”.



Oferta de Aplicativos
De acordo com Fernando Passini da Info.com os aplicativos representam um grande diferencial do Facebook. Veja abaixo alguns motivos para tal:

A existência de um número enorme de aplicativos e, inclusive, muitos em português;
A possibilidade de integração com outras redes sociais como Facebook e Twitter;
Capacidade de mobilização social e entretenimento.


Botão Curtir
Trata-se de uma grande sacada do Facebook. Ao incorporar o botão curtir na própria rede social e em sites externos, o Facebook proporcionou uma maneira instantânea de comunicar algo positivo em rede. Ao fazer isso, ele possibilitou uma interação fácil para os dispositivos mobile e que pode acontecer em tempo real. Para os sites externos que aderiram, trata-se de um incrível aumento de tráfego para o seu site.

Conclusões
Tentei expor aqui, alguns dos muitos diferenciais do Facebook. Possivelmente, a rede social possui muitos outros segredos escondidos que ainda não compreendemos bem. O fato, no entanto, é que toda essa interação através do site disponibiliza uma enorme base de dados de preferências de consumidores que podem ser cruzadas com informações de anunciantes, entre outros.


Cabe a nós, que gerenciamos mundo digitais, prestar atenção nesse fator condicionante.

Abraços e até a Próxima, Kadaj Neto!
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...