sábado, 3 de novembro de 2012

Especial J-Music: Conheça a Banda Flow



Começarei a falar sobre uma categoria de música que está ficando cada vez mais popular no Brasil, sendo com animes ou até mesmo mais recentemente com vocaloids, a J-music, ou simplesmente música japonesa. Falarei de todos os gêneros dentro da J-music, mas focarei principalmente no J-rock, mas o J-pop também deve aparecer bem por aqui.
A primeira banda escolhida foi Flow, com certeza minha banda favorita de j-music, e uma das favoritas no geral. A banda pode ser rotulada como rock alternativo, contendo leves tendências de Hip Hop, que são muito bem utilizadas, não perdendo sua essência de J-rock. E assim como grande parte das bandas de j-music atuais, Flow usa muito o idioma inglês, mesclando muito bem com o japonês, e o clássico sotaque que da um charme para a música.

Tudo começou quando os irmãos Kohshi Asakawa e Take Asakawa fundaram a banda em 1993, mas passou a ser chamada de Flow apenas em 1998. A dupla tinha o cantor Hide como ídolo, guitarrista da consagrada banda de j-rock X Japan, e assim a banda teve inicio com o nome de WYBURN, que fazia covers do X Japan.

Com o “fim” da banda X Japan e pouco depois a trágica morte do ídolo e ícone Hide, deixam de ser uma banda cover e começam a escrever suas próprias músicas. E em 1998 a banda passa a se chamar Flow, e os demais membros atuais foram recrutados, e a partir disso a banda partiu definitivamente para o sucesso.


Em 2001 participaram de seu primeiro festival, logo depois lançam seus primeiros singles que são bem aceitos pelo público.

Em 2003 a banda lança Splash, seu primeiro álbum, que vende absurdamente e permanece durante sete semanas no alto da tabela da Oricon. Em julho do mesmo ano a banda tem seu primeiro single de sucesso absoluto, Blaster, que juntamente com o single Dream Express foram o pontapé inicial para a primeira turnê da banda por todo o país.

A banda também é conhecida por ter suas músicas em animes de grande sucesso, um fator que foi decisivo para maior aceitação no ocidente:

Go!!!, imortalizada como a 4ª abertura de Naruto


Days, famosa por ser a 7ª abertura de Eureka Seven


Colors, música épica, foi a 1ª abertura de Code Geass (anime favorito + banda favorita = orgasmo na certa)


World End, mais Code Geass e mais fodelância, 2ª abertura de Code Geass R2, e lógico mais orgasmos.


Sign, mais recente de todas, foi a 6ª abertura de Naruto Shippuden.

Mas a banda não se resume apenas a aberturas de animes, vai muito além disso, não sendo dependente deles para fazerem excelentes músicas com seus merecidos sucessos, como nos singles abaixo:
Integrantes:
Vocal: Keigo Hayashi
Vocal/Guitarra: Kōshi Asakawa
Guitarra: Takeshi Asakawa
Bateria: Hiroshi Iwasaki
Baixo: Yasutarō Gotō

Álbuns:
Splash!!!
Game
Golden Coast
Isle
#5
Microcosm

Como já disse no início, Flow é disparada minha banda japonesa favorita, e uma das favoritas também no geral. É uma banda excelente e recomendadíssima mesmo para quem não é muito chegado em animes (mas é claro que se você assistir um que a banda tenha participação, a chance de gostar é maior) e em J-music, é uma ótima pedida para se iniciar nessa categoria que tem muita coisa boa para ser desfrutada, e aos poucos vai ganhando mais espaço no ocidente, quem sabe um dia não vemos uma turnê de uma grande banda do gênero pela América, sonhar não custa nada.
Fonte: Nerdificador
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...