quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conheça os Geek



Geek (do inglês geek, pronuncia "guik": IPA /gi:k/) é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro e outros.

Definição: 
A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes a geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."
Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.
Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.



Origem:

A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computado.

A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".


Os vários tipo de Geeks

Um Geek pode ter diferentes gostos e interesses,que podem ser classificados em algumas categorias:
 Fãs de games: Esses estão a procura de novos jogos,ficam horas e horas jogando em seu próprio console,fazem reuniões com o seus amigos e o assunto é Games,compram camisetas com mascotes de jogos,enfim estão por dentro do assunto.

Fãs de computadores: Esses fãs estão sempre atualizados,compram novos produtos,monitores de alta resolução,passam muito tempo digitando,descobrindo mais informações sobre os componentes de um computador,resumindo,são aqueles que compram um IPhone só por causa de seus recursos de alto processamento e de gráfico avançados.

Fãs de séries e de ficção científica: Esses são apaixonados pelos personagens fictício de Star Wars e companhia,nos finais de semana se reúnem com amigos Geek fantasiados como Frodo ou Harry Potter.Já aqueles que curtem seriados,ficam ansiosos para assistir os novos episódios,como exemplo:Dr House,The Big Bang Theory(eu curto),Sobrenatural e outros,ficam na internet até de madrugada esperando pelo próximo episódio recém-lançado para fazer o download.

Fãs de Rock,animes e mangás: Os fãs de anime geralmente sabem tudo sobre um determinado anime ou mangá,quase sempre caracterizados por roupas dos personagens.Já os fãs de Rock,precisam comprar o último CD da banda,a camisa com o nome da banda,se vestem de preto,com eles meio termo não existe,ou aquele álbum ficou maravilhoso ou se vendeu para o “mainstream”
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...