sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Polêmica: Série Mexicana ofende Otakus

Uma brincadeira feita em uma série mexicana vem causando uma grande polêmica entre os fãs de anime e cosplay na América Latina. No capítulo de Rosa de Guadalupe, intitulado “Cosplay: vamos salvar o mundo”, dois atores aparecem vestidos com roupas que remetem personagens conhecidos do mundo anime (Goku e algo que parece ser uma Sailor Moon), e se autointitulam “Hiroshi-san, o gladiador do horóscopo“, e “Namiko Moon, a enviada do Gênesis”, com direito a pose e tudo mais.

No entanto, o problema não foi apenas este e sim a forma como a cultura anime e os cosplayers foram retratados, sendo chamados de esquisitos e pessoas sem vida. As cenas incluem agressões dos colegas de escola, e a preocupação da família por gostar de algo assim. A forma com que isso é abordado causou revolta não apenas nos mexicanos, mas também, em fãs de vários países da região, que criticaram o episódio (que vai ao ar hoje), e a Televisa, acusando a emissora de denegrir a imagem dos otakus e daqueles que praticam cosplay.

Foram enviados milhares de e-mails inflamados dirigidos a emissora, e criadas petições e páginas no Facebook falando do episódio, na tentativa de proibir que o programa fosse levado ao ar, algo que não vai acontecer. Apesar da briga, muita gente viu isso como uma paródia, e não acham que isso devia ser levado a sério, alguns até entraram na brincadeira criando desenhos dos dois personagens da série em estilo anime.

Uma coisa é certa: não é de hoje que a mídia possui uma forte ignorância a respeito da cultura anime, mas será que justifica os fãs levarem isso tão a sério?


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...