domingo, 21 de março de 2010

Biografia de Kerli Kõiv!


Biografia


1987—2001: Infância e adolescência

Kerli nasceu em 7 de fevereiro de 1987 na cidade de Elva, Tartumaa, filha mais velha do casal Piret e Toivo Kõiv. Seu país estava sob domínio da União Soviética, e tornou-se independente quando ela tinha 4 anos de idade; a partir de então começou a ter aulas de canto, balé, piano e teatro. Estudou na escola local Elva Gümnaasium, e mais tarde na Tartu's Miina Härma Gymnasium, abandonando-a aos 16 anos para dedicar-se à música.

“ De onde eu venho, era uma vergonha mostrar suas emoções. Você nunca devia estar muito feliz, porque algo ruim poderia acontecer. Eu sempre fui uma pessoa passional. Eu queria viver cada momento. Eu olhava em volta de mim, e era muito lindo, mas eu queria algo mais.”

2002—2005: Início da carreira

Foi em 2002, na competição Fizz Superstar (primeira versão báltica de American Idol), que a carreira de Kerli começou, quando ela fez um cover da canção "I'm Like a Bird" de Nelly Furtado, vencendo a competição com 95 pontos totais. Ao vencer, foi contratada pela Universal Music Sweden e passou os dois anos seguintes viajando da Suécia para a Estônia quando trabalhava como compositora. Em 2003 participou do concurso sueco Melodifestivalen onde cantou "Let's Go", uma parceria com seu grupo Locatellies, terminando em sétimo lugar na segunda semifinal. Na edição de 2004 do Eurolaul, concurso este que decide um cantor estoniano a representar o país no Festival Eurovisão da Canção, acumulou 3628 com a canção "Beautiful Inside", terminando em segundo lugar.

2006—2008: Love Is Dead
Depois que o empresário de Kerli foi demitido, e ela assim também foi aos 16 anos, viajou aos Estados Unidos onde o presidente da Island Records L.A. Reid ouviu um de seus demos e contratou-a. Começou a trabalhar no seu álbum de estreia e no ano seguinte veio a lançar seu primeiro EP auto-entitulado Kerli, que continha as canções "Walking On Air", "Love Is Dead" e "She's In Parties".

Em julho de 2008 Love Is Dead foi lançado, tornando-se número um na Estônia, e embora tenha falhado ao atingir a posição de número 126 na Billboard 200, entrou nas paradas de países europeus onde a cantora promoveu-o.

Ainda em 2008, Kerli esteve presente na trilha sonora de dois jogos de videogame: Burnout Paradise com a sua canção "Creepshow", e na versão para o filme Quantum of Solace sendo escolhida para cantar a música-tema "When Nobody Loves You"; e nos filmes Punisher: War Zone, com a sua canção "Bulletproof", e em Hired Gun, emprestando sua voz para a personagem Morgan.

2009—presente: Segundo álbum de estúdio
Em janeiro de 2009, o assessor de Kerli cancelou sua turnê européia com o grupo finlandês The Rasmus. A razão divulgada foi que Kerli está trabalhando no seu segundo álbum a ser lançado neste ano.

Começou a promover seu segundo álbum sem título provisório no dia 12 de julho de 2009 quando performou no Õllesummer, festival de música popular da Estônia, na cidade de Talim. No evento, apresentou canções inéditas como "Red Flags", "Army of Angels", "I'll Find You", e a que não estará no álbum "Yes, I Can", como disse a cantora em um chat ao vivo para seus fãs. Sobre o álbum, Kerli disse que terá lançamento no outono (do Hemisfério norte), e que será "composição clássica misturada com antiga música estoniana e um toque de mandopop polvilhado de pó negro de fadas" e que não terá o estilo de Tea Party e nem exatamente o estilo do seu primeiro álbum, como disse recentemente em seu Formspring oficial.

Recentemente, contribuiu com as faixas "Tea Party", escrita e produzida pela própria cantora e seu melhor amigo Vespertine, e "Strange", em dueto com o grupo alemão Tokio Hotel, para a trilha sonora do filme Alice in Wonderland, de Tim Burton e da produtora Walt Disney, com data de lançamento prevista para 2 de Março de 2010.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...