segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Doremidan - Som único!


Perfil

O Doremidan parece ser apenas mais uma banda visual kei, mas, por seu som único, eles são incrivelmente inovadores. Porém, é difícil descrever seu som, já que ele muda regularmente. Uma coisa é certa: o Doremidan gosta de experimentar com estilos musicais. Além de músicas rock com um toque jazz, eles gostam de usar diferentes ritmos. Uma música com influências de tango não é um problema para a banda, assim como reggae, jazz e rumba.

O nome da banda pode soar incomum, e pode até mesmo lembrar "dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó", o modo francês de cantar uma escala musical, mas não foi por isso que eles escolheram esse nome. O excêntrico vocalista Makoto explicou em uma entrevista que o nome vem da música Don't let me down, dos Beatles, que soa como "do le mi dan" quando pronunciada com um sotaque japonês.biografiaO Doremidan começou como uma banda de sessão no primeiro dia de 2002. A formação original consistia de Makoto (ex-Brilliant Sugar) nos vocais, Haruhi (ex-Ove e Kahlua Rosette) na guitarra, KO-ZI (ex-ZENITH) no baixo e Reika (ex-Madeth gray'll) na bateria.

Já que começaram como uma banda de sessão, eles tocavam principalmente músicas das bandas anteriores de Haruhi. Então, quando decidiram seguir em frente como uma banda séria em lugar de manter um projeto pequeno, eles começaram a mudar gradualmente, e logo passaram a compor suas próprias músicas.

Podia-se dizer que as coisas estavam indo bem para a banda, uma vez que eles fizeram seu primeiro one-man no dia 12 de dezembro. Foi um evento importante, mas, infelizmente, não foi a única coisa que teve destaque naquela noite: tanto Haruhi como KO-ZI deixaram a banda no mesmo dia. Nessa época o Doremidan também tinha um guitarrista suporte, Syuren, que desapareceu junto com os outros.

Apenas Makoto e Reika permaneceram e, com apenas dois membros, era difícil continuar. Assim, o Doremidan fez uma pausa e começou a recrutar novos membros. Além disso, com a partida dos membros antigos, eles não haviam perdido um guitarrista e um baixista, mas também seu principal compositor.

Não demorou muito até que eles encontrassem novos membros. No primeiro dia de 2003 a banda estava de volta com três novas adições: Ken e Ryu nas guitarras e Maya no baixo, contrabaixo e, ocasionalmente, outros instrumentos, como o acordeão. Ken e Maya se tornaram os compositores da banda, e Makoto escrevia as letras.

Seu primeiro lançamento com a nova formação foi o maxi-single Shinshoku Doremi techouo era de se esperar, seu estilo musical estava um pouco diferente de seus lançamentos anteriores. O single foi bem recebido, e as 3,000 cópias foram vendidas no mesmo dia. Isso resultou na necessidade de uma segunda edição, lançada um mês depois. Vários outros lançamentos se seguiram, incluindo diversos singles distribuídos apenas em shows.

Outra meta foi atingida em junho de 2004, com o lançamento do mini-álbum Retsujou Lullaby. A banda começou independente, mas lançaram esse mini-álbum pela Nippon Crown Records, gravadora major que inclui Gackt, entre muitos outros, em sua lista de artistas.Com o lançamento de Retsujou Lullaby, era evidente que o Doremidan estava se desenvolvendo, já que eles haviam experimentado com vários ritmos exóticos. Porém, por agum motivo não revelado, a banda preferiu continuar independente, em lugar de assinar um contrato com uma gravadora major. Eles voltaram a seu antigo status logo após seu maior lançamento até aquele ponto.

Em outubro do mesmo ano, o Doremidan deu início a uma pequena turnê one-man e encontrou problemas mais uma vez quando Maya decidiu deixar a banda após o último show. Um substituto foi encontrado rapidamente, e o jovem Shinji se tornou um membro em 2005. Pouco tempo depois eles lançaram seu primeiro álbum, Gekijou Shouroku.

Os dois anos seguintes passaram da mesma forma, com várias apresentações e lançamentos como seu segundo álbum, Kaleidoscope, no verão de 2006.

Infelizmente, a banda encontrou novos problemas em agosto de 2007. Devido a questões familiares de Makoto, o Doremidan fez uma pausa que durou alguns meses. Os fãs ficaram preocupados, pensando se esse seria o fim da banda, mas não foi o caso. Em março de 2008 eles voltaram, começando com alguns shows e o lançamento de Onkai Chronicle, um álbum best of. Alguns meses depois a banda lançou seu terceiro álbum, Yuugure Line, que, mais uma vez, impressionou os fãs com seu som forte e variado.

Após mais um single em agosto, o Doremidan lançou um DVD no dia 17 de dezembro de 2008, intitulado Tokyo Onkai Selection '08, que contou com gravações de diferentes shows. Para esse ano, a banda já tem uma turnê programada para começar no dia 27 de março, passando por algumas cidades japonesas.

Estamos curiosos para saber o que o Doremidan fará no futuro, então, continue acompanhando essa banda!
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...