sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

RENTRER EN SOI constante qualidade!

Perfil
O RENTRER EN SOI iniciou suas atividades em 2001, lançando diversas fitas demo com clara influência do BAISER, antigo grupo de seu mentor e produtor inicial YUKARI. Com o conceito de "retorno/retornar a si mesmo" (tradução incorreta de "rentrer en soi", em francês), a banda manteve-se fiel às suas idéias e ousou com várias mudanças em seus visuais e, sobretudo, em seu estilo musical, mantido com uma constante qualidade, até o seu inesperado fim, que deixou muitos fãs extremamente tristes.



Embora a banda já tenha terminado, seu conceito e muitas de suas músicas certamente continuarão inspirando ouvintes e fãs do mundo inteiro por um longo tempo; desde suas lindas baladas guiadas pela voz estonteante de Satsuki até músicas pesadas, rápidas e com guturais, a banda fez questão de deixar um catálogo musical impecável para seus fãs e para quem ainda possa conhecê-los futuramente.



Biografia
O Rentrer en Soi começou com Satsuki nos vocais, Takumi e Ao nas guitarras e Ryo no baixo e logo depois Mika entrou na banda como baterista pra completar a formação. Depois de duas demotapes lançadas e um CD distribuído em show, Ao decidiu deixar a banda, dando o lugar para Shun (ex-Rcradle, Vall’na racill).

Depois de vários CDs vendidos e distribuídos em shows (incluindo um coupling CD com o SULFURIC ACID), a banda teve seu primeiro mini-álbum lançado em 2004: Yurikago, que esgotou rapidamente e deu origem a segunda prensagem do mesmo. Menos de um mês depois foi a vez do primeiro show one-man no Meguro Rockmaykan, no qual foi distribuído o single Jukai Kokuchi ~ La Renaissance.

Acompanhando o crescimento de sua base de fãs, a banda lançou seu primeiro maxi-single em Outubro do mesmo ano, chamado wither. O single fez um grande sucesso pelo público e muitos consideram a música título como uma das melhores da banda. Também foi lançado seu primeiro DVD de clipes, Cinema Cradle Para terminar o ano, a banda participou do evento Beauti-fool’s Fest, junto de bandas como Kagrra,, Kra e Psycho lé Cému.

Uma ótima surpresa foi anunciada para começar o ano de 2005: a banda anunciou o lançamento do seu primeiro full-álbum, Sphire-Croid. Pela primeira vez a banda mostra uma nova face de sua música, misturando vários elementos em um único álbum leve e relaxante, mostrando mais uma vez o talento de todos os membros. Logo depois a banda fez outro one-man, no qual foi distribuído o single Zenkeishiki kusari hateru ima, yuiitsu..., uma linda balada que possibilitou que o vocalista Satsuki explorasse mais ainda sua voz. No decorrer do mesmo ano o grupo lançou mais um maxi-single, Mizu yumemiru chouchou, e dois mini-álbuns, Kein no Hitsugi e Astre no Ito, terminando o ano com o anúncio do próximo maxi-single para Fevereiro de 2006.

Em 2006, outra surpresa é revelada para os fãs: a banda deciciu mudar quase radicalmente seu estilo, incluindo o visual, o som e o nome! De Rentrer en Soi a banda passou a se chamar RENTRER EN SOI, com todas as letras maiúsculas. Em Fevereiro do mesmo ano foi lançado o primeiro single depois de todas as mudanças: PROTOPLASM, provavelmente a música mais famosa e mais bem elaborada da banda, seguida de um outro one-man. Em abril a banda lançou mais um single, Karasu iro no taiji, seguido de um novo full-álbum em Maio, entitulado simplesmente de RENTRER EN SOI. No álbum pode-se notar a grande diferença musical da banda: muitas músicas eram rápidas, pesadas e até com gritos e backvocais. No dia 31 de Julho, a banda realizou outro one-man, desta vez no Shibuya CLUB QUATTRO, que posteriormente foi lançado, em duas partes, nos seus singles de Outubro e Dezembro.

Um fator a ser relevado é que, desde o single PROTOPLASM, Kyo (Dir en grey) e Daisuke (ex-Kagerou) são creditados como Vocal Agitator e Vocal Therapist, respectivamente. Talvez daí seja possível concluir que a banda foi, de certa forma, influenciada pelas bandas mais pesadas e famosas da gravadora FREE-WILL.

2007 foi um ano promissor, no qual o RENTRER EN SOI desenvolveu mais ainda sua nova sonoridade, tal maturidade que pôde ser encontrada em seus singles THE ABYSS OF DESPAIR e AMONGST FOOLISH ENEMIES, lançados em Março e Abril, respectivamente. No mesmo ano, a banda realizou quatro turnês, todas baseadas no título THE BOTTOM OF CHAOS, que foi usado como nome de seu terceiro álbum completo, lançado em Agosto. No mês seguinte, o grupo realizou dois shows one-man na Alemanha e na França, e em Outubro participou da convenção americana Oni-con, em Houston. O ano acabou com participações nos três eventos da turnê carnage opera, organizada pelo chariots, e também com uma apresentação no evento de virada de ano tradicional YEAR END of HOLIDAY, que ocorre no HOLIDAY SHINJUKU.

Em 2008, a maturidade sonora da banda chegou a novos níveis: eles lançaram dois singles, STIGMATA e UNENDING SANCTUARY, que apresentaram uma mistura sólida de seus conceitos antigos e atuais, como também regravações e remixes de músicas de outros CDs. Durante o ano, a banda marcou presença em diversas turnês, como picture's, organizada pelo Ruvie, e também DEATH MATCH, uma turnê conjunta com o UnsraW. O grupo também voltou aos Estados Unidos, desta vez para uma apresentação no evento ANIME NEXT em Junho, e tocou em grandes eventos no Japão, como os tradicionais SCUBER DIVE e Shikkoku no Symphony. No entanto, no segundo semestre, a banda anunciou o que nenhum de seus fãs e apreciadores de seu árduo trabalho queriam ouvir: 2008 seria o último ano do RENTRER EN SOI.

A banda então agilizou suas atividades e criou diversas oportunidades para que seus fãs os assistissem pela última vez: tocaram em dois eventos no Shibuya O-EAST, organizados pelo Sugar e pelo Versailles, e organizaram, por conta própria, dois eventos consecutivos intitulados Torikago to Maria 2008 no Shibuya O-WEST em Outubro. No mesmo mês, eles lançaram seu aguardado último CD de inéditas: o mini-álbum MEGIDDO, que tinha como temática a última luta entre o bem e o mal, e no mês seguinte lançaram a coletânea AIN SOPH AUR, em dois discos, que continha duas faixas inéditas e também Kuuhaku no joukei, lançada somente em seu primeiro DVD de clipes.

Para concluir de vez suas atividades, o RENTRER EN SOI organizou sua primeira e última turnê one-man intitulada MILLENARIANISM, que consistia de seis shows em cinco localidades diferentes do Japão. Seu último show, o emocionante THE WAR OF MEGIDDO ~jikokaiki saishuushou~, aconteceu no Shibuya CLUB QUATTRO no dia 25 de Dezembro, com todos os ingressos esgotados. Este concerto também foi gravado inteiramente em DVD, previsto para ser lançado em Março de 2009 junto de um documentário e seis clipes.

Embora seja uma pena que uma banda tão talentosa, possuidora de um potencial incrível e de músicos competentes, acabe dessa forma após sete anos e meio de persistência e de trabalho árduo, o RENTRER EN SOI fez, sem dúvida, história no cenário visual kei e musical japonês. Seja pelas polêmicas de suas mudanças sonoras ou simplesmente pela qualidade inquestionável de suas melodias, a banda certamente será lembrada vigorosamente por todos os seus fãs.

Autor: Rast (2009-02-10)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...