sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ayabie


O Ayabie é uma banda relativamente recente, tendo seu início marcado em 2004. Mas desde sua formação a banda não cansa de lançar CDs e de fazer longas turnês por todo o Japão, o que fez com que a banda se tornasse uma das mais reconhecidas no meio Visual Kei. A formação atual da banda consiste em: Aoi (vocal, ex-MASK), Takehito (guitarra, ex-Hinawana), Yumehito (guitarra, ex-Soroban), Intetsu (baixo, ex-Hinawana) e Kenzo (bateria, atual líder).


O som da banda consiste numa constante entre músicas leves e cativantes até música com riffs pesados de guitarra. Desde a saída de Ryouhei (ex-guitarrista, líder e compositor chefe) a banda vem mantendo um estilo mais leve, de vez em quando variando um pouco no peso do som, mas sempre mantendo a mesma linhagem ? às vezes até usando instrumentos como piano e violão.

Biografia

O Ayabie teve início em 2004, com a união de Aoi (ex-MASK) no vocal, Ryouhei e Takehito nas guitarras e Intetsu no baixo (os três vindos do Hinawana). A banda realizou seu show de estréia (um one-man) no Takadanobaba AREA no dia 8 de maio, quando fizeram seu primeiro lançamento, "Kagen no sakura ame". "Romancer", maxi-single liberado na mesma data, teve relançamento (2nd press) em julho do mesmo ano. Nessa época o Ayabie também realizou uma turnê com a banda Alice Nine. Mais tarde, em 15 de setembro, foi a vez de "Chosui sou yori sannin", outro maxi-single, ser lançado. Este alcançou o 7º lugar no ranking indie da Oricon. Em 15 de outubro o lançamento "Gothic Party" chegou ao 82º lugar... mas do ranking major. Em dezembro, além da 3ª prensagem do "Romancer", a banda lançou o seu primeiro DVD, contendo quatro PVs, chamado "Daikei/Misery in the dusk", no dia 21.

Depois de um ano definitivamente produtivo, o Ayabie prosseguiu com o ritmo constante de atividades. Logo no dia 1º de janeiro a banda lançou seu primeiro mini-álbum, "Tetsu no shima" e, pouco depois, participaram de mais alguns eventos organizados pelo seu selo, Speed Disk. Em 10 de fevereiro o single "Emu" (ou simplesmente "M"), limitado a 5000 cópias, e que acompanhava um livro de fotos de 24 páginas, foi lançado. Um mês depois eles já lançavam seu primeiro álbum, o "Ayabie sokukan ongenshuu", acompanhando um DVD bônus com clipes das músicas "Daikei" e "Misery in the dusk" (mas que não eram inéditos; estavam também no DVD que o Ayabie lançara em dezembro do ano anterior).


Após o one-man esgotado no Shibuya O-east em 1º de abril, foi a vez do single "Kuroi tsukasa saguitoshinegai" ser liberado. No final de maio houve a segunda prensagem desse single, somente vendida na loja Like an Edison. Nos três meses seguintes, mais três singles, cada um acompanhado de um DVD com o respectivo PV. "~Igyou no sou no toujisha~ taikanshiki zenya" em 10 de junho, "~Kakoyakasure sakebishi~ tsukikoi" em 10 de julho e, finalmente, "~Manatsu yuki torokeru shougen~ kiss me snow" em 10 de agosto (76, 75 e 57º lugar na Oricon major, respectivamente).

Seguindo sua tendência, o Ayabie não pára aí. Depois do anúncio do baterista Kenzo como membro oficial, em outubro a banda lançou o "EquAL pRayer 2 aLL" num mini-show e, em novembro, uma turnê com o mesmo nome passou por várias cidades do Japão, tendo seu último show gravado e lançado em DVD entitulado tour -EquAL pRayer 2U- FINAL?2005/12/7 Shibuya-AX.

Em 2006 foi mais um ano muito movimentado para o Ayabie: a banda lançou dois novos maxi-singles no começo do ano e partiu para mais duas turnês nacionais. No meio tempo ocorreu o lançamento de outros dois maxi-singles, além do segundo DVD de PVs da banda. No último show da segunda turnê no Shibuya-AX, Ryouhei, guitarrista e compositor chave da banda (além de líder), decidiu deixar a mesma. Os motivos dados foram sobrecarregamento e vontade de fazer algo diferente.

Mesmo com a saída de Ryouhei o Ayabie decidiu continuar com todo o gás, chamando Yumehito (ex-Soroban) para ocupar a vaga de guitarrista e dando a vaga de líder para Kenzo, o baterista. Com Yumehito como membro suporte a banda lançou seu primeiro maxi-single sem Ryouhei, ?Kimi no Koe to Yakusoku?, além do primeiro full-album de músicas inéditas da banda, ?VIRGIN SNOW COLOR?. Logo antes da próxima turnê one-man, Yumehito entrou definitivamente como membro oficial na banda, dando uma nova carga ao renovado Ayabie. Os últimos lançamentos misturavam um som relativamente leve, mais parecido com o do início da banda, contendo até uma música completamente no piano e outra no violão, que seria futuramente distribuída no último show da primeira turnê com o novo guitarrista. Além disso, no final de 2006, a banda juntou forças com sua gravadora para uma pequena turnê na Coréia.

Os planos da banda são muitos: já tem uma nova tour one-man marcada para começar em Março, um novo mini-álbum para o mesmo mês e um show no grande Shibuya C.C. Lemon Hall para Abril, como o grande final da respectiva tour, além de alguns shows exclusivos para o fã-clube e outros eventos, incluindo um show da turnê "stylish wave '07" no famoso Hibiya Yagai Dai Ongakudo, com bandas como Kagrra,, Duel Jewel e LM.C.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...